Cinco oportunidades que o processamento salarial proporciona para conectar-se com os seus colaboradores

Cinco oportunidades que o processamento salarial proporciona para conectar-se com os seus colaboradores

O processamento salarial é um fator diferenciador quando se trata de satisfazer as exigências do colaborador, para além da vertente remuneratória. A Seresco destaca as oportunidades que a gestão do processamento salarial e o portal do funcionário podem oferecer

Lisboa, 6 de julho de 2022 – O esquema de valores da sociedade mudou e a relação entre as empresas e as suas pessoas rege-se por padrões diferentes. Os departamentos de recursos humanos estão conscientes de que a batalha pelo talento é travada, hoje mais do que nunca, com fatores emocionais, o que obriga as empresas a reformular a sua cultura empresarial, a forma como geram vínculos, a empatia e um clima favorável à fidelização de talentos.

Para se conectarem com os seus colaboradores, os gestores concentram frequentemente os seus esforços no desenvolvimento de projetos ambiciosos de marca ou de experiência do colaborador. No entanto, existem áreas básicas na gestão de pessoas, que muitas vezes podem ser negligenciadas. Uma delas é o processamento salarial: um erro na sua gestão gera muito mais desconforto e descontentamento num colaborador do que interromper um projeto de voluntariado corporativo.

"O processamento salarial é uma alavanca muito mais poderosa do que muitas empresas têm conhecimento.À medida que os tempos mudam, também deve mudar a gestão das pessoas e os seus aspetos essenciais", diz Rita Mourinha, responsável comercial da Seresco em Portugal."A tecnologia deve permitir o desenvolvimento do departamento de recursos humanos através de um sistema modular, ágil e flexível, com a capacidade de evoluir constantemente de acordo com as necessidades da organização.”

As possibilidades de processamento salarial vão muito além do aspeto da remuneração.É uma das comunicações mais lidas e enviadas dentro de uma empresa e a aplicação da tecnologia para inovar na gestão de pessoas pode ser um fator diferenciador quando se trata de satisfazer as exigências de talento.

A pensar nisto, a Seresco, empresa especializada em outsourcing de processamento salarial, destaca as oportunidades que a gestão salarial e o portal do funcionário podem oferecer para abordar tarefas essenciais tais como planear a formação, gerir a estrutura da organização com informação mais completa, analisar posições, desenvolver o sistema de prevenção de riscos e saúde ocupacional ou gerir os processos de seleção de forma enérgica, simples e eficaz.

  • Criar um espaço de encontro relevante: o portal do empregado tem a capacidade de se tornar um espaço de reunião através do qual se pode automatizar processos, adaptar-se à natureza das empresas ou sugerir conteúdos aos empregados de acordo com os seus interesses.
  • Incorporar tecnologias de ponta: os portais de empregados atuais permitem a integração de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial ou capacidades de previsão.
  • Tomar decisões de gestão de talentos baseadas em dados: As empresas já estão a tomar decisões de gestão de talentos que são essencialmente baseadas em dados e têm um grande impacto no negócio. Por exemplo, descobrir as necessidades de formação, o momento certo para fazer promoções internas, identificar o absentismo, etc.
Cinco oportunidades que o processamento salarial proporciona para conectar-se com os seus colaboradores
  • Dar aos colaboradores maior autonomia: a mudança de paradigmas de talento implica também que os empregados querem e podem ser mais autónomos e possuir a sua relação com a organização. O portal do empregado abre a possibilidade de autogestão de procedimentos básicos que evitam o dispêndio de tempo à empresa (pedidos de férias, alterações de dados pessoais, relatórios de despesas, etc.), ou questões mais estratégicas, tais como modelos de avaliação de desempenho, formação empresarial ou dinâmica de interação ou obtenção de feedback.
  • Extensão de modelos de remuneração flexíveis: outra das funcionalidades cada vez mais valorizadas pelos colaboradores é a remuneração flexível, especialmente em modelos que vão para além dos tradicionais Ticket refeição. Portais de empregados oferecem cada vez mais a possibilidade de escolher de forma fácil, transparente e intuitiva, novos benefícios tais como ginásio, aluguer de automóveis, ou especialmente questões relacionadas com a saúde física e mental: aulas de ioga ou sessões de fisioterapia ou psicologia, entre outros.

Sobre a Seresco

A Seresco é uma empresa espanhola especializada em soluções tecnológicas e transformação digital de empresas e organismos públicos. Fundada em 1969, tem centros de serviço em Madrid, Barcelona, Oviedo e Vigo.  Fora de Espanha, está presente em Portugal, Costa Rica, Colômbia e Peru. A empresa presta serviços a mais de 1.500 clientes nas áreas de administração de pessoal e salários, transformação digital para PMEs, cadastro e cartografia, infraestruturas e segurança de informação, desenvolvimento de software e inovação agrícola e pecuária.É membro fundador da AMETIC e sócio de empresas como a SAGE e a Microsoft.

Em Portugal, a Seresco inclui a oferta de todo um portfólio de serviços e soluções para a administração de salários e de Recursos Humanos, prestando serviços no âmbito da externalização e da gestão económica.

Siga-nos em:

https://www.seresco.pt/

https://www.facebook.com/serescopt/

https://www.linkedin.com/company/serescopt/

https://twitter.com/serescopt

Para mais informações contacte:

Sofia Velasco

E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Tlm: +351 932 101 396