BLOG

salário

Sabe a diferença entre salário líquido e salário bruto?

Quando entra no mercado de trabalho, há muitos conceitos que não conhece, mas com os quais deve familiarizar-se gradualmente. Entre eles, a diferença entre salário líquido e salário bruto . Saber distingui-los fará toda a diferença no momento de ajustar o valor de retribuição negociado, e aceite, versus a sua expetativa do que deveria ganhar.

Por que é importante entender a diferença entre os dois conceitos? Porque o salário líquido, que é o valor que vai receber efetivamente, será sempre inferior ao salário bruto. Se ficar com o último número, quando o seu recibo de ordenado chegar, terá a desagradável surpresa de ter recebido menos do que esperava.

Para começar, deve saber o que é salário, ou seja, o valor em dinheiro que um trabalhador recebe da empresa em troca de fornecer os seus serviços. O salário é negociado antes da assinatura do contrato de trabalho e é estabelecido com base no salário bruto do trabalhador; isto é, antes dos impostos. Norma geral é negociado com base na experiência, na formação académica, no setor e na categoria e responsabilidade que a função acarreta.

Importa por isso perceber o que é salário bruto, ou seja, o total que é pago ao trabalhador antes de aplicar as retenções e contribuições obrigatórias por lei (antes de descontar valores de IRS, de Segurança Social e/ou outros). O salário líquido será o resultado da aplicação de todas as retenções fiscais ao salário bruto que negociou com a empresa. Essa também será a quantia que receberá todos meses. Aprenda a diferença entre salário líquido e salário bruto, a calcular bem os valores que lhe apresentam vs os valores que deseja receber como retribuição do seu trabalho, para negociar corretamente o seu salário, sem surpresas.