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A revolução na cultura do Talento

A Inteligência Artificial chegou para ficar e, apesar da resistência de alguns sectores para implementar o seu uso, quem experimenta fica preso no vasto leque de possibilidades que oferece. Assim, apesar dos departamentos de recursos humanos terem resistido na hora de beneficiar desta solução tecnológica, a balança pendeu após comprovarem-se as suas aplicações.

Atualmente, todas as organizações têm adotado o uso da IA nas suas atividades diárias, sendo as empresas especializadas em recursos humanos as últimas em fazê-lo. Isso deve-se porque estas consideram-no simplesmente serviços de apoio para o funcionamento das empresas. No entanto, nos últimos anos, as empresas têm enfrentado grandes desafios para atrair e fidelizar talentos que têm dotado de protagonismo nestas áreas.

Assim, a responsabilidade da inteligência artificial ajudou a aliviar os problemas existentes na gestão de pessoas, pois a constante digitalização e a mudança nos modelos de negócios estão a revolucionar a cultura do talento. Tudo isso, somado à consolidação do teletrabalho, gerou uma reorganização das prioridades dentro dos departamentos de recursos humanos, encontrando nas possibilidades que a IA oferece, a solução para grande parte dos problemas que afetam o setor.

Quais são as vantagens de oferecer o emprego da Inteligência Artificial para o Departamento de RH?

Graças às possibilidades que a IA oferece, os colaboradores assistiram à multiplicação da sua produtividade. A aprendizagem automática permite que a Inteligência Artificial seja responsável por processos rotineiros e monótonos, o que ajuda os colaboradores a aproveitar melhor  o seu tempo e dedicar-se a tarefas mais importantes.

No entanto, esta não é a única vantagem, mas o uso do IA no sector de nome garante a correção e exatidão do mesmo, liberta os profissionais para que possam atuar como consultores estratégicos da organização e oferecer uma melhor experiência aos colaboradores. Além disso, a inteligência artificial permite desenvolver um assistente virtual inteligente que apoia os processos corrigindo, prevendo e prevenindo erros que implicam custos e tempo para as empresas.

Em consequência, a automatização desses trâmites permite que os colaboradores em departamentos de recursos humanos possam adotar um papel de consultores estratégicos, focando-se apenas nas tarefas ou questões que realmente precisam da sua capacidade e não podem ser resolvidas como um processo rotineiro. Isso, resumido a que o IA habilita a criação de novos canais de comunicação que permitem responder às dúvidas recorrentes dos colaboradores de forma automática e com um nível de conversação muito elevado, propicia que os departamentos de gestão de pessoas vejam como a sua produtividade cresce de forma exponencial.