BLOG

Blue Card vs Residência para Atividade Profissional Subordinada

  • Blue Card atrai talento altamente qualificado
  • Visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada depende de existência de vagas de emprego, não preenchidas por portugueses 

EU Blue Card To Work In Europe - Youth Networks

O cartão azul UE ou “Blue Card” é uma autorização de residência e trabalho que lhe permite viver e trabalhar legalmente em toda a União Europeia . É uma autorização análoga à autorização de trabalho mas como trabalhador altamente qualificado , e, de facto, foi criada para atrair talento internacional e destina-se a trabalhadores com formação avançada que desempenhem funções técnicas.

Para que o mesmo seja cedido convém relembrar que deve cumprir vários requisitos sendo um deles o contrato de trabalho compatível com o exercício de uma atividade altamente qualificada e de duração não inferior a 1 ano, a que corresponda uma remuneração anual de, pelo menos, 1,5 vezes o salário anual bruto médio nacional, ou, nos casos de profissões particularmente necessitadas de trabalhadores nacionais de Estados terceiros, de, pelo menos, 1,2 vezes o salário anual bruto médio nacional.

O pedido de «cartão azul UE» deve ser apresentado pelo nacional de um Estado terceiro, ou pelo seu empregador, diretamente na direção ou delegação regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da área de residência.
Já a concessão do visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada depende da existência de oportunidades de emprego, não preenchidas por portugueses, trabalhadores nacionais de Estados membros da União Europeia, do Espaço Económico Europeu, de Estado terceiro com o qual a Comunidade Europeia tenha celebrado um acordo de livre circulação de pessoas, bem como por trabalhadores nacionais de Estados terceiros com residência legal em Portugal.
Como podemos ajudar a sua empresa?
Na Seresco, contamos com mais de uma centena de profissionais especializados em gestão administrativa de recursos humanos bem como, na manutenção e desenvolvimento tecnológico de diferentes infraestruturas. Temos centros de serviço, onde desenvolvemos diariamente a gestão administrativa dos recursos humanos dos nossos clientes, com um nível de qualidade elevado e com foco no objetivo de “zero erros”. Os nossos procedimentos metodológicos de trabalho que garantem a qualidade do resultado final e o cumprimento do nível de serviço acordado com o cliente.