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Dicas Seresco para um bom ambiente de trabalho

Hoje deixamos-lhe algumas dicas de como criar um bom ambiente de trabalho na sua empresa. 

1.- A boa comunicação interna 

Uma comunicação interna transparente, simples e regular, gera confiança e evita rumores que podem ser prejudiciais, especialmente em tempos de crise. Quando as pessoas estão bem informadas, podem compreender melhor cada situação e estão mais abertas a colaborar.

2.- A gestão dos tempos pessoal vs profissional

Nem todos os empregos ou funções podem funcionar no tradicional horário das 09h00 às 18h00, sabemos isso, mas é importante que os colaboradores consigam saber, planear e programar a sua vida de acordo com os momentos em que sabem estarão livres de forma a gerirem o seu dia. É por isso que é importante criar e respeitar horários acordados, estabelecendo e informando sobre possíveis exceções, se é que poderia haver alguma. Hoje em dia, cada vez mais pessoas gozam de um horário flexível que lhes permite trabalhar com
uma gestão eficiente do tempo e, sobretudo, com um equilíbrio trabalho – casa que melhora o bem-estar, o humor e aumenta a felicidade.

3.- Atribuição clara de tarefas e responsabilidades

Em alguns trabalhos, mais uma vez, é difícil delimitar as tarefas a 100%; mas devemos tentar chegar a acordo sobre quais são as responsabilidades e até onde vão, com uma remuneração adequada em cada caso. Isto evita conflitos entre colegas, sobrecarga de trabalho e maus sentimentos no escritório.

4.- Desenvolvimento profissional estruturado

A perspetiva de um futuro melhor, e da sua evolução, é cada vez mais importante quando se trata de escolher uma empresa para trabalhar, ou até, de permanecer numa empresa. Um plano de desenvolvimento profissional motiva as pessoas, fá-las trabalhar melhor em conjunto e permite-lhes avançar com os seus objetivos.

5.- A limpeza do espaço reflete-se na organização mental e na saúde

Ninguém quer trabalhar num escritório ou em qualquer local de trabalho que esteja sujo ou desarrumado, e se querem, é porque não têm outra escolha. Mas a limpeza adequada do escritório não se resume a manter a higiene no espaço, vai muito mais longe. Cria espaços de trabalho saudáveis, melhora a qualidade do ar no escritório, com ventilação e eliminação de bactérias causadoras de doenças, reduz os resíduos, não utiliza produtos químicos, preserva a integridade dos elementos do escritório, melhora a imagem das instalações, e
consequentemente a saúde e bem-estar dos colaboradores

6.- A importância do trabalho em equipa para o sucesso e crescimento

Numa empresa, é importante prestar atenção ao trabalho de equipa. Para o efeito, devem ser criados espaços e disponibilizadas técnicas para desenvolver o trabalho entre indivíduos ou equipas. Além disso, algumas empresas também realizam atividades relacionadas com a esfera profissional mas fora dela, tais como kick-off, atividades de construção de equipas ou retiros, ou simplesmente reuniões culturais ou de lazer, mesmo com a família. Este tipo de ação melhora o relacionamento e permite às pessoas conhecerem-se umas às outras, criando laços de união.

7.- A promoção da saúde para uma boa saúde empresarial

Uma pessoa saudável é um colaborador menos ausente, mais produtivo e mais motivado. Por conseguinte, é importante preservar a saúde dos colaboradores, começando pelo básico: limpeza e higiene, segurança no local de trabalho e ergonomia no escritório. Mas é possível ir mais longe para alcançar melhores resultados. Por exemplo, promover a utilização de bicicletas como meio de locomoção, oferecer áreas de descanso, incentivar a alimentação saudável, proporcionar facilidades para o exercício físico, oferecer período de relaxamento ou massagens, etc.

8.- Respeito e cuidado por todos

Uma forma simples de criar uma boa atmosfera no escritório é prestar atenção às sugestões de todos os colaboradores, tendo-as em conta na tomada de decisões e permitindo-lhes expressarem-se livremente, respeitando as suas considerações. Três bons instrumentos para tal são um plano de comunicação interna, a formação de gestores em técnicas de liderança e o estabelecimento de canais para consultas, sugestões, reclamações ou propostas.

9.- Responsabilidade Social das Empresas

A atividade realizada por uma empresa é importante para os seus colaboradores. Mas é mais importante a forma como essa atividade é realizada, razão pela qual a ética empresarial e a contribuição para melhorar a sociedade, o ambiente e a economia estão a tornar-se a chave para melhorar o ambiente de trabalho e reter o talento. Esse contributo é valorizado da melhor forma possível para cada organização, permitindo que as pessoas se orgulhem da sua contribuição.

10.- Espaços adequados

Ter de fazer um trabalho e não ter o espaço ou os meios adequados para o fazer é muito frustrante. Isto leva a um mau ambiente, argumentos e preguiça. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade, a empresa deve assegurar-se de que dispõe dos meios e espaços materiais adequados, bem como da sua correta conservação (manutenção, cuidado, limpeza e encomenda) e de um fornecimento adequado de consumíveis.

E, como em qualquer relação, pessoal e familiar, os pilares fundamentais nas empresas são as pessoas e a confiança, o respeito, a boa comunicação, a empatia e a cooperação. Numa relação colaborador/empresa é o mesmo porque em todos os casos queremos o melhor para nós próprios e isso depende de cada um de nós fazer a nossa parte.