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Seis vantagens da aplicação da IA nos RH

  • A utilização de soluções tecnológicas que automatizam e facilitam tarefas otimiza o tempo das equipas de RH.
  • A IA ajuda os processos de recrutamento a serem totalmente objetivos e permite aumentar a produtividade ao eliminar tarefas repetitivas.

 

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na transformação das empresas e no modo como operam. Na área dos Recursos Humanos, a utilização da IA veio tornar mais eficiente a análise massiva de dados e otimizar muitas das tarefas diárias. A Seresco, empresa tecnológica especializada no processamento e gestão de salários, identifica seis aspetos em que a implementação da Inteligência Artificial beneficia as equipas de RH:

Maior objetividade no recrutamento

As ferramentas baseadas em IA permitem efetuar uma filtragem de currículos centrada nos aspetos essenciais do candidato para a vaga a preencher, reduzindo assim o tempo de uma das tarefas mais morosas num processo de recrutamento.

Além disso, permitem eliminar a subjetividade dos processos de seleção, uma vez que, através da triagem das competências dos candidatos, a solução tecnológica seleciona aqueles que melhor se enquadram no padrão de pesquisa estabelecido.

Apoio ao onboarding

A integração de novos colaboradores é uma parte essencial do trabalho dos profissionais de RH e a IA pode tornar o processo mais simples e personalizado executando tarefas como a verificação dos seus documentos ou a realização da formação de acolhimento e no desempenho de funções administrativas como o fornecimento de IDs e acessos ao hardware e software da empresa.

Os chatbots dotados de IA podem orientar os novos colaboradores ao longo do processo de integração, respondendo a perguntas e fornecendo informações e sugestões.

Análise de desempenho

As aplicações da Inteligência Artificial abrem um vasto leque de oportunidades para os departamentos de RH. Um exemplo disso é a possibilidade de analisar o desempenho dos colaboradores através de uma monitorização automatizada da sua atividade bem como o nível de satisfação dos mesmos para evitar a perda de talentos.

Automatização do processamento salarial

A Inteligência Artificial permite desenvolver um assistente virtual que apoia o processamento de salários, corrigindo, prevendo e evitando erros que implicam custos e tempo para as empresas. Isto é conseguido através de algoritmos que analisam dados históricos do processamento dos salários para detetar, classificar e corrigir anomalias, e da aprendizagem automática, baseando-se em informações de erros passados para apoiar as suas previsões. Estes sistemas asseguram uma gestão adequada dos salários através da deteção precoce e da correção automática de erros, bem como da avaliação e auditoria contínuas dos dados introduzidos.

Sistemas de resposta automática

A Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental na vertente da conversação, permitindo a criação de novos canais de comunicação e pontos de interação. Isto faz com que o serviço proporcionado se concentre na compreensão da linguagem natural e da voz, facilitando interações quase humanas em todos os canais, quer sejam assistidos ou de autosserviço, e que permitem responder às questões recorrentes dos colaboradores.

Aumento da produtividade

Com a introdução da IA nas empresas e graças à aprendizagem automática, é possível que esta se encarregue das tarefas rotineiras e monótonas, permitindo que as pessoas utilizem melhor o seu tempo e se concentrem em tarefas de maior valor.

A disponibilização de sistemas que integram um elevado nível de automatização permite às equipas de RH assumir o papel de consultores estratégicos. Estes profissionais passam a centrar-se apenas nas tarefas ou questões que necessitam efetivamente das suas competências.

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