NOTÍCIAS

Volume de negócios Seresco Portugal cresce 61%

  • Nos vários mercados onde atua, a empresa registou um aumento do volume de negócios em todas as suas atividades, sendo a gestão de salários e de recursos humanos a área com maior incremento e volume de faturação.

 

A Seresco, empresa especializada em outsourcing de processamento salarial e gestão de Recursos Humanos fechou o ano de 2022, em Portugal, com um crescimento do volume de negócios de 61% face ao ano anterior. A nível local, a empresa deu continuidade à sua estratégia de crescimento sustentado suportado pela oferta de novos serviços e pelo aumento da sua carteira de clientes, tendo mudado para novas instalações em Lisboa, onde trabalha diariamente uma equipa de 20 pessoas.

A empresa continua a apostar em Portugal, tendo já no início de 2023, ampliado a sua presença no país com a compra de 76,87% da ELO-SI que dispõe de soluções tecnológicas na área estratégica de recursos humanos, assiduidade e segurança.

Lucros do Grupo Seresco quadriplicaram

A empresa tecnológica multinacional registou um volume de negócios de cerca de 34 milhões de euros em 2022, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, em virtude de um crescimento geral em todas áreas de negócio.

O aumento das receitas e a diminuição das despesas financeiras permitiram à empresa cotada no BME Growth quadruplicar o seu lucro líquido em 2022 para 1,86 milhões de euros. Do mesmo modo, o EBITDA ajustado aumentou para 4,097 milhões de euros, e o rácio dívida financeira/EBITDA foi de 1x, melhorando em relação à previsão de 1,25x inicialmente esperada para o final de 2022.

A faturação de 33,9 milhões de euros excedeu ligeiramente as previsões do volume de negócios da empresa, tal como o EBITDA, que foi superior a 4 milhões de euros, o que representa um aumento de 30%.

A empresa tem como objetivo duplicar o seu volume de negócios em três anos e atingir um volume de negócios de 70 milhões de euros e 10,5 milhões de euros de EBITDA. Para o conseguir, a empresa passou a estar cotada no BME Growth em dezembro último e tem vindo a realizar aquisições como a SPW em Espanha, e, mais recentemente, a empresa portuguesa ELO-SI especializada em gestão de tempo e de pessoas.

«Os resultados da Seresco mostram que não só aumentamos o volume de negócios em todas as áreas de negócio, como também ultrapassamos as expetativas estabelecidas no roadmap do plano estratégico, sendo mais eficientes e produtivos, uma vez que o EBITDA aumentou consideravelmente, o que responde a uma melhoria no controlo de gestão da empresa«, afirmou Carlos Suárez, CEO da Seresco.

Por área de negócio, o segmento de Processamento de Salários e Recursos Humanos registou um aumento de 7,2% em relação a 2021 e continua a ser a área de atividade com maior volume de negócios, representando um terço do total, seguida por Infraestruturas e Sistemas, Consultoria e Software e Serviços de Transformação Digital para empresas e administrações públicas. A Cartografia e Cadastro aumentaram significativamente o seu volume de negócios em relação ao ano anterior, atingindo 1,9 milhões de euros, como resultado da atividade internacional da Seresco em países da América Latina, como a Colômbia e o Peru.

Plano de crescimento

Os números de 2022 aproximam a Seresco do objetivo de atingir um volume de negócios de 68,2 milhões até ao final de 2025, o que significa duplicar o volume de negócios em relação ao valor de 2021. Da mesma forma, este plano prevê também aumentar o EBITDA ajustado de 3,1 milhões na altura para 10,5 milhões no prazo de dois anos.

Para o conseguir, a empresa vai impulsionar o crescimento orgânico através de negócios recorrentes e escaláveis, tirando partido do potencial de alguns dos segmentos de negócio, vendas cruzadas a clientes existentes ou o desenvolvimento de novas soluções de vanguarda. Paralelamente, impulsionará o crescimento inorgânico através de aquisições de empresas em segmentos estratégicos – como a compra, em 2022, de 100% da SE Programa en Windows, especializada em cibersegurança, ou de 76,87% da empresa portuguesa ELO-SI, especializada em gestão de tempo e pessoas. Além disso, pretende reforçar a sua presença em mercados estratégicos onde já opera, como Espanha, Portugal e América Latina.