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Inteligência Artificial nos recursos humanos

A inteligência artificial (IA) ainda é um conceito distante quando se trata de recursos humanos. Mas o que é a IA? Poderíamos defini-la como a capacidade das máquinas para executar tarefas que requerem o envolvimento da inteligência humana. Bem, já usamos software avançado que nos permite fazer o nosso trabalho de forma mais eficaz, mas IA é uma grande evolução.

A inteligência artificial já está a ser incluída nos negócios e em muitas áreas das empresas. Então, porque não na área dos recursos humanos, e até, do processamento salarial?

Felizmente, é-nos dado a entender que o crescimento das tecnologias de IA não significa que os robôs ou os chatbot poderão roubar os nossos empregos, mas sim que trabalharão como uma extensão para facilitar o fluxo de trabalho e otimizar processos que de outra forma levariam dias ou semanas.

Desde a triagem de currículos até à medição do desempenho dos colaboradores, a IA pode automatizar muitas tarefas administrativas para que mais tempo possa ser investido em iniciativas estratégicas que tenham impacto no negócio.

Vantagens da Inteligência Artificial nos RH

  1. Processamento de grandes quantidades de dados

Quando se trata de selecionar o talento numa empresa, muito tempo e esforço são investidos nela. Desde a seleção de currículos até à marcação de entrevistas e verificação de referências, o processo de contratação pode ser demorado. Especialmente se se quiser encontrar a pessoa certa para o trabalho. Dependendo da dimensão de uma organização e do número de funções que está a tentar preencher, filtrar o número de candidaturas que uma empresa recebe pode ser uma tarefa árdua e demorada. E é aqui que a IA pode ajudar significativamente.

A IA envolve a aprendizagem mecânica para replicar as interações humanas com o mesmo software que uma organização utiliza tipicamente. Uma vez implementada, esta tecnologia pode ajudar os profissionais de RH a filtrar os dados dos candidatos e identificar candidatos que correspondam aos requisitos-chave da função. Enquanto a equipa pode concentrar-se em aperfeiçoar a experiência do candidato, conhecê-los e escolher o melhor talento para a organização.

2.- Elimina a subjetividade

Para além de ajudar os recrutadores a lidar com o volume de candidaturas, a IA pode também ajudar-nos com o nosso lado subjetivo que inconscientemente aplicamos ao processo de seleção. Todos os humanos são tendenciosos, não há como contorná-lo. Favorecemos inatamente coisas com que estamos familiarizados e podemos ter uma predileção. Por exemplo, pelo nome de um candidato, escola, aparência, sotaque, vestuário, etc.. Isto influencia a opinião sobre eles e distrai-nos da nossa capacidade de avaliar as suas aptidões e competências.

A introdução de tecnologia de inteligência artificial num processo de recrutamento pode não só ajudar a reduzir o peso da revisão do volume das suas candidaturas, mas também pode fornecer uma perspetiva objetiva e imparcial dos candidatos que avançam num processo de recrutamento. A IA é imune a qualquer efeito que a personalidade, género, raça ou etnia possam ter no resultado da seleção dos funcionários e pode sugerir questões baseadas unicamente na competência de um indivíduo para um determinado trabalho.

Resumindo, permite aos profissionais de RH encontrar a pessoa mais qualificada para um trabalho sem que as opiniões pessoais se interponham no caminho.

3.- Avalia o desempenho

O uso de IA também está a ser aplicado em empresas para avaliar o desempenho dos seus empregados. Com a tecnologia de inteligência artificial, as organizações podem monitorizar ativa e precisamente os seus empregados e verificar se estão a cumprir os objetivos exclusivos da posição que ocupam.

Estes dados podem ser utilizados para produzir revisões automatizadas que podem ser úteis durante as revisões anuais e possíveis promoções e aumentos salariais. Uma vez que esta tecnologia pode ser manipulada de várias formas para melhor se adequar às necessidades de uma organização, é também possível estabelecer um sistema de classificação. Este sistema pode ser referenciado para fornecer aos profissionais de RH uma rápida visão geral de como um indivíduo se está a sair durante um determinado curso.

4.- Responde a perguntas de colaboradores

Quer um colaborador seja novo ou já esteja na empresa há bastante tempo, é natural que tenha uma série de perguntas sobre políticas, procedimentos ou benefícios corporativos. À medida que uma empresa cresce, é provável que estas questões se tornem mais frequentes. Para evitar que estas questões perturbem os negócios do dia-a-dia, algumas equipas de RH têm recorrido à AI para abordar e responder a estas questões recorrentes dos colaboradores.

Muitas empresas estão a utilizar os chatbots de IA para fornecer respostas em tempo real. Os colaboradores escrevem simplesmente a sua pergunta na caixa de chat e o chatbot responderá com a resposta. Não só permite aos colaboradores servirem-se a si próprios e obterem respostas às suas perguntas rapidamente, como também poupa tempo aos profissionais de RH.

Além disso, alguns estudos mostram que os colaboradores prefeririam interagir com «chatbots» quando se questionam sobre questões relacionadas com os salários ou informações mais sensíveis. Isto mostra que a incorporação de tecnologia de inteligência artificial no departamento de RH de uma empresa pode ser instrumental para melhorar as condições dos profissionais de RH e dos colaboradores. Pode eventualmente ser uma componente vital na capacidade global do departamento para ter sucesso.

5.- Aumenta a produtividade

A implementação da inteligência artificial leva a um aumento da produtividade da empresa e, claro, do desempenho dos colaboradores. Se as máquinas «aprenderem» a cuidar dos processos de rotina, os colaboradores poderão melhor usar o seu tempo com uma maior criatividade, intuição ou imaginação, tão valiosos para o crescimento de uma empresa.

6.- Melhor conhecimento dos clientes e dos próprios produtos

A IA ajudará a conhecer melhor o cliente e, claro, a conceber estratégias de fidelização. A grande quantidade de dados que a inteligência artificial pode analisar torna possível gerir um grande volume de clientes e os produtos que lhes são oferecidos. Conhecer em profundidade todos os detalhes de cada item – onde é armazenado, como é distribuído, qual é o público-alvo para a venda do produto – é uma ajuda essencial.

A IA está aqui para ficar e facilitar a nossa vida e embora ainda hoje existam poucas empresas que optem por incorporá-la na sua gestão, cada vez mais empresas estão a optar por ela.