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As vantagens do reskilling nas empresas

Em primeiro lugar, vamos à definição: o que é o reskilling? O reskilling ocorre quando se ajuda os colaboradores a adquirir novas competências, que necessitam para uma nova posição dentro da organização.

Mas, quais são os benefícios de requalificar os colaboradores da sua empresa?

Enumeremos alguns:

  1. O reskilling pode ajudar a reduzir o custo de novas contratações

Recrutar, entrevistar, avaliar e contratar novos colaboradores é dispendioso e leva bastante tempo, mesmo antes da sua entrada. E, ainda que o processo de contratação seja sólido, existe sempre a possibilidade de que a contratação não funcione.

Ao qualificar-se um colaborador atual, evitam-se os custos e os prazos demorados de uma nova contratação. Isto liberta recursos para ajudar as atuais equipas a conhecerem as especificidades da sua próxima função na empresa.

  1. O reskilling pode ajudar a atrair novos talentos

Uma empresa que se dedica a ajudar os seus colaboradores a desenvolver novas competências tem uma vantagem na hora de contratar novos recursos. Os candidatos que queiram sentir-se valorizados no trabalho procuram empresas com uma cultura de crescimento profissional, que inclua oportunidades de aprendizagem e de aperfeiçoamento de competências.

Para além disto, os colaboradores que experienciam os benefícios do reskilling estão mais abertos a partilhar a sua experiência com os seus círculos. Portanto, uma cultura de reciclagem profissional pode fortalecer a marca da empresa e atrair mais candidatos motivados para continuar a aprender e a crescer.

  1. O reskilling pode ajudar a fidelizar o melhor talento

Quanto tempo leva o reskilling?

Primeiro, é necessário analisar quais as novas competências de que os colaboradores precisam e, de seguida, começar a qualificar a equipa, de modo a que quando chegue o momento de adotar essa nova tecnologia ou prática, tudo esteja pronto.

Não existe pior cenário do que aquele em que a tecnologia ou a prática estão obsoletas, ou um em que os colaboradores não se atualizam. E, porquê? Porque podemos ter que acabar por contratar novas pessoas com as competências de que necessitamos e, talvez, não possamos manter e atualizar todos os nossos atuais colaboradores.

Para evitar este tipo de crise, temos de pensar o reskilling como um processo contínuo em vez de um projeto a curto prazo. Devemos poder facilitar a qualificação, estando sempre atentos aos próximos postos de trabalho que podem ser ocupados pela nossa equipa, à medida que a empresa e a indústria crescem.

Como é que a organização pode desenvolver um programa de qualificação?

Como qualquer programa, as iniciativas de qualificação de uma empresa serão tão mais eficazes se fizerem parte da sua cultura organizacional. Assim, o primeiro passo é adotar uma cultura de aprendizagem.

E, como é que podemos atingir este objetivo? Deveríamos contemplar a possibilidade de criar um programa anual, no qual todos os colaboradores estalecem os seus próprios objetivos de formação e desenvolvimento de competências.

Por exemplo, um developer poderá ter conhecimento de novas tecnologias que ainda não estão implementadas, mas que poderão vir a ser usadas no futuro. Com um plano de formação, poderá pedir à empresa que inclua algum tipo de curso sobre esta tecnologia no seu plano de crescimento anual.

Para ajudar os colaboradores a cumprirem os seus objetivos de formação, o programa de qualificação também precisará de alguns recursos específicos. Quais?

  1. Usar uma plataforma de desenvolvimento de competências

Uma plataforma deste género poder fazer um acompanhamento do progresso dos colaboradores, até que atinjam os seus objetivos. Também pode ajudar a poupar tempo ao recolher os recursos de qualificação necessários para formar rapidamente a equipa para os novsos postos, em caso de mudanças súbitas.

  1. Procurar formação em competências específicas

Por exemplo, se trabalhamos na área financeira, necessitamos de formação em contabilidade, planeamento contabilístico e análise de negócios. Já em medicina, é necessária formação específica para a função, cursos de pós-graduação, mestrados, ou especializações relacionadas com a especialidade médica correspondente ou cursos e formação complementares e que acrescentem valor. No caso das engenharias, é necessário obter-se qualificações em cálculo estrutural, ou pensamento analítico e otimização de recursos. E estes são apenas alguns exemplos.

  1. Incentivar o job shadowing (acompanhamento do trabalho)

Como podemos fazê-lo?

Por exemplo, um colaborador de uma equipa pode observar um colega de outra equipa para aprender como faz o seu trabalho. Logo, esse colaborador pode partilhar as suas conclusões com a sua equipa atual, o que ajudará a desenvolver novas competências e a fortalecer a base de conhecimento de todo o grupo.

  1. Ajudar os colaboradores a aproveitarem a sua experiência

Por vezes, os colabroadores já têm os conhecimentos e as competências necessária para passar para uma nova função, devido ao trabalho que realizam atualmente. Por exemplo, um especialista em processamento salarial, que se encarrega de acompanhar vários clientes, pode ter os conhecimentos para passar a consultor.

Concluindo: o que uma empresa deveria ter em conta para promover a reciclagem empresarial seria:

  • Criar uma cultura de aprendizagem.
  • Manter-se atenta a novas tendências.
  • Fazer com que o desenvolvimento de novas cometências faça parte da rotina de cada colaborador.
  • Ouvir e analisar a experiência dos colaboradores.

Tudo isto são apenas algumas das vantagens que o reskilling nos proporciona. E a sua empresa, já coloca em prática o reskilling?